quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

"Ponto de Vista"


Há algum tempo, tenho insistido na tese de que praticamente todas as teorias que envolvem o contexto da natureza e o ser humano, geram discussões porque tudo depende do ponto de vista de quem está vendo ou analisando determinada situação. O que quero dizer com isso, é que: Uma verdade, ou mentira... vai depender da maneira que você a analisa. O que pode ser a pura verdade para alguns, para outros pode não passar de uma tese com várias controvérsias.
É por isso que não sou adepto de partilhar idéias com os famosos “Formadores de opinião”. Aqueles que têm suas opiniões formadas, e acham que isso deva ser seguido como regra. Com isso, não quero dizer que não devemos ouvir opiniões de especialistas em determinados assuntos. Acho apenas que toda opinião é válida para que você tire suas conclusões e forme a sua. Assim como qualquer outra pessoa, tenho meus ídolos, mas isso não quer dizer que eu tenha que partilhar com as mesmas idéias. Chamo de ídolo, aquela pessoa com a qual você se identifica; com os seus pensamentos, sua maneira de ser, de ver o mundo, etc. Essas características podem ser identificadas numa composição de música, em livros, em artes plásticas, em discursos, em atividades de Liderança, entre outras coisas.
“O Homem acredita naquilo que ele é condicionado a crer”
Retirei essa frase do livro “Admirável Mundo Novo” do escritor Inglês Aldous Huxley. Um livro escrito na década de 30, mas que é de uma atualidade fora do comum. Essa frase resume bem a forma de agir e pensar dos seres humanos. Vivemos numa sociedade onde tudo é condicionado. Desde que nascemos, começamos a fazer parte de um condicionamento que irá nos acompanhar até o fim de nossas vidas.
O Homem nasce, vive e morre conforme o “script” imposto pela sociedade. Quando crianças começam a nos “preparar” para agirmos conforme esse “script”. Só acho que na sociedade em que vivemos, uma preparação que não poderia faltar, é a de que vivemos numa sociedade hipócrita, onde a lei que impera não é diferente daquela em que vimos no mundo selvagem. Não se iludam com argumentos idiotas de que fazemos parte de uma sociedade onde todos têm os mesmos direitos, de que as leis valem para todos (Do Palácio ao Barracão) ou de que preconceito é coisa do passado. Esses argumentos até são válidos para as pessoas que não conseguem abrir a mente e enxergarem um pouco mais adiante do que lhes é imposto.
Há uma frase numa canção do cantor Zé Geraldo em que ele diz: “O Homem nasce livre, como os bichos, como os pássaros... e livre escolhe os seus caminhos... cada um é feliz à sua maneira”. Quando vi essa frase pela primeira vez, pensei: Que bom mesmo seria se o homem nascesse realmente livre e escolhesse seus próprios caminhos, más na escola chamada “Vida”, vemos que a história não bem assim, e que “Ser feliz à sua maneira”, é uma decisão que está fora do contexto da sociedade e que gera controvérsias. Muitas dessas decisões em prol da felicidade que cada um deveria optar são passíveis de preconceito perante essa sociedade hipócrita, onde as pessoas para serem felizes não podem fugir à regra. Portanto meu amigo, já que vivemos em sociedade, temos que seguir regras e normas, más não leve tudo “ao pé da letra”... Busque a sua felicidade sem dar muita “trela” para o que os outros acham ou deixam de achar.
Um grande abraço
Arcelino C. Pereira

3 comentários:

  1. Muito excelente este texto adorei..Até porque minha linha de raciocínio é exatamente esta também. Eu acredito que todos os assuntos é como se fosse um dado. em que o número 1 fica sempre para cima. O nº 1 é o assunto abordado, mas cada pessoa que está ao redor do dado vê um outro nº diferente. Cada um tem sua visão,opinião, um vê 2,3,4; Mas ninguém sabe o que tem abaixo do dado. Pela lógica é o nº 6, mas, pela progressão aritimética pode ser o zero. O que tem abaixo do dado pode ser a verdade ou/e mentira, que ninguém conhece. Só tem a lógica de imaginar o que pode ser, porque a verdade não é absoluta e sim relativa. Isto é muito eficaz!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto.
    A verdade é realmente relativa não só de pessoa para pessoa, mas de situação para situação. Quero dizer, algo que para você é uma verdade hoje, pode não ser mais amanhã. Depende do que a escola "vida" te reserva.
    Ao Homem seria bom se libertar dessas amarras e ser feliz.

    PS: Gostei da comparação do dado que a Judy fez.

    ResponderExcluir